Finanças



Comece a explicar o conceito de dinheiro enquanto ainda são novos!

Mas o mais importante, é transmitir isso de forma a que realmente ele posam entender.

Seja um exemplo a seguir!


1° Quem espera sempre alcança

Ás vezes temos de esperar antes de fazermos uma compra (paciência é uma virtude). Quando mais cedo os pequenos aprenderem a importância de manterem uma atitude positiva e terem paciência, melhor.





2° Trabalhar por aquilo que se quer

Não incapacite os seus filhos ao ceder facilmente aos seus desejos. Deixe os ver por si próprios o quão gratificante é comprar algo pelo qual se esforçam tanto para obter. Reforce o fato de termos de trabalhar e fazer alguns compromissos (por exemplo: não jantarem fora tantas vezes de modo a irem de férias duas vezes nesse ano).



Pense: Será que devemos pagar as crianças para fazerem tarefas?

Sabemos que essa é uma forma de ensinar os pequenos o valor do trabalho, mas tenha cuidado ao pagar por terem feito alguma tarefa . Alguns especialistas dizem que pode surgir problemas se seus filhos decidirem que não precisam mais do dinheiro e se recusar a fazer as tarefas.


3° Não mantenha somente um cofrinho

Incentive seu filho a alimentar mais de um cofrinho, elas podem separa a quantia para os cofres por exemplo, um cofre para futuro, outro para projetos escolares, outro para guloseimas e brinquedos, e assim por diante. Isso se chama definir Objetivos.


4° Faça da Poupança um Ritual.

Da Próxima vez que os pequenos receberem alguma quantia em dinheiro, coloque uma parte do valor na poupança, deixe com que eles vejam a poupança crescer pouco a pouco.





5° O Dinheiro é uma Ferramenta para alcançar os objetivos. Ajude-os a desenvolver uma atitude saudável e uma mentalidade correta em relação ao dinheiro: é uma ferramenta, não um ideal.








6° Prepare-os para o pior

Explique a importância de ter algum dinheiro guardado para emergências. De um cofrinho somente para emergências, e converse com ele quanto ele deveria colocar nesse cofrinho todos os meses.



7° Cartões de Crédito. Não são dinheiros Grátis.

Mostre aos seus filhos os custos e as responsabilidades quem vem com a aquisição de cartão de crédito.




8° Ninguém é Perfeito

Explique-lhes que é normal cometer erros, desde que aprendam a não repeti-los mais tarde.

Dica: A melhor forma de ensinar bons hábitos aos filhos é dando exemplo. Esteja aberto a questões sobre dinheiro e encontre maneiras de envolvê-los no orçamento familiar, através de jogos divertidos e pequenas recompensas,

Como explicar a criança sobre fazer orçamento:

É uma prática muito comum dar mesadas para ensiná-las a gerir o dinheiro. Certamente aprenderão com erros que cometerem.





0 visualização

© Grupo Comtrafo

Av. Agostinho Ducci Nº 280, Parque Industrial I, Cornélio Procópio - PR - BRAZIL / ZIP: 86300-000 Phone:+55 (43) 3520-4300 | Fax:+55 (43) 3520-4301 | E-mail: comtrafo@comtrafo.com.br